Três Marias


Sábados e Domingos às 17 hs

Em cena, a Companhia Crias da Casa, que conta com os atores David Lucas, Aline Peixoto, Leonam Thurler, Denise Peixoto e Gabriel Naegele, e direção geral de Gabriel Naegele e Maria Vidal

HORÁRIOS: sábados e domingos, às 17h 
DURAÇÃO: 50 min
INGRESSOS: R$50,00 e R$25,00 (meia entrada) 
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: LIVRE (indicada para a partir de 05 anos)
TEMPORADA: até 28 de outubro

O espetáculo musical "TRÊS MARIAS", da Cia. Teatral Crias da Casa no Teatro dos Quatro. Em cena estão os atores/músicos David Lucas (atualmente no ar como o personagem "Orelha", de "Malhação", e recentemente na novela "Fina Estampa"), Aline Peixoto (irmã de David Lucas, esteve no ar recentemente como "Márcia", na novela 'Morde & Assopra'), Leonam Thurler, Denise Peixoto e Gabriel Naegele. O é texto de Gabriel Naegele e a direção do próprio, em parceria com Maria Vidal. A direção musical é de Aline Peixoto e Denise Peixoto.

A peça é resultado de uma pesquisa iniciada pela companhia em 2008. Utilizando-se das linguagens da farsa e do musical, arquétipos como o Bem, o Mal e a Grande Mãe são evocados para resgatar sentimentos de amor, respeito por si mesmo, pelo pr´ximo e pela vida, além de abordar de uma forma lúdica e poética a questão da morte - assunto "proibido", do qual ainda pouco se falaàs crianças.

SINOPSE

Numa praça em algum lugar indeterminado, Antonio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida se conhecem. Descobrem afinidades e decidem juntos, correr o mundo como uma trupe mambembe, contando e vivendo histórias. Agora eles são Três Marias - três destinos, três amigos, três vidas atreladas por um chamado: contar e viver histórias pelo mundo.

Assim, desdobrando-se em vários personagens e tipos, os 'menestréis' contam ao público a história de um grande amor entre um anjo da guarda, Gabriel, e sua tutelada, a jovem e doce Janaina. Um amor inicialmente impossível, mas que acaba por se realizar, já que "Deus escreve certo, por linhas que não deciframos com olhos tortuosos", como diz o texto. O anjo Gabriel trava uma verdadeira batalha contra o tempo e contra o mal para viver seu amor pela moça, assim contam os Três Marias com seus instrumentos musicais, sua dança, e seus objetos retirados de dentro de toda bagagem que carregam.

FAMÍLIA REUNIDA EM CENA

A Cia. Crias da Casa traz uma curiosidade, como já diz o nome: os atores David Lucas e Aline Peixoto são irmãos, e estão em cena ao lado da mãe, Denise Peixototambém atriz da peça, e diretora musical em parceria com Aline.

A MONTAGEM

A concepção da cena e a proposta estética partiram da idéia de uma trupe mambembe que vive de contar histórias pelo mundo.

No cenário de Gabriel Naegele não há coxias para as trocas de adereços e de personagens, tudo acontece diante do público - a preparação para a entrada e a saída dos personagens e dos objetos na cena, a troca, a comunicação entre os atores.

Há em cena malas e caixas de diversos tamanhos, utilizadas pelos 'menestréis', e um baú gigante de madeira que se abre apresentando um pequeno palco, de onde saem os atores David Lucas e Aline Peixoto, seus instrumentos musicais e outros adereços.

O figurino de Leonam Thurler é multicolorido, é criado a partir de retalhos, pequenas peças de brinquedos, variadas sucatas customizadas, centenas de botões e elementos de diversas origens com seus usos modificados, numa profusão de texturas e cores.

A CIA. CRIAS DA CASA

A Crias da Casa tem mais de 10 anos de atuação no mercado teatral e educacional. Todos são formados e tem longa experiência como arte-educadores e já encenaram mais de 15 produções teatrais a partir das pesquisas realizadas em projetos de ação social, educacional, ambiental, cultural e no fomento do resgate da cidadania.

FICHA TÉCNICA

Texto: Gabriel Naegele
Direção Geral: Gabriel Naegele e Maria Vidal
Direção Musical e Música-tema: Aline Peixoto e Denise Peixoto

Atores / Personagens:
Aline Peixoto / Formosa e Musicista
David Lucas / Regente e Músico
Denise Peixoto / Maria Aparecida, Dona Marta, Janaína e Raquel
Gabriel Naegele / Antônio Maria, Besta e Deus
Leonam Thurler / Zé Maria, Gabriel e Dona Marta

Cenário: Gabriel Naegele
Figurinos e Caracterização: Leonam Thurler
Adereços: Leonam Thurler e Gabriel Naegele
Preparação Corporal: Maria Vidal
Preparação Vocal: Jorge Maya
Iluminação: Ricardo Lyra
Fotos de Estúdio: Marilane Pitta
Fotos de Cena: Renato Mangolin
Programação Visual: Cláucio Sales
Coordenação de Produção: Daniela Paita
Direção de Produção: Alexandre Almassy
Idealização e Realização: Crias da Casa Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação − João Pontes e Stella Stephany